cancro da próstata

envie a um amigo share this

Estudo revela o papel da epigenética na radioresistência do cancro da próstata

 Investigadores do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto desvendaram uma ligação fundamental entre a regulação epigenética e a radioresistência no cancro da próstata. O estudo, intitulado "Epigenetic Regulation of TP53 is Involved in Prostate Cancer Radioresistance and DNA Damage Response Signaling", foi recentemente publicado na prestigiada revista Signal Transduction and Targeted Therapy. O cancro da próstata permanece um relevante problema de saúde.

Nanopartículas para entrega guiada por imagem de pró-fármacos de Pt(IV) a tumores com sobre-expressão do receptor GRP

Nas últimas décadas, as nanopartículas de ouro (AuNPs) emergiram como ferramentas úteis para a entrega de fármacos através de abordagens teranósticas, no âmbito do tratamento do cancro. Por outro lado, os pró-fármacos de Pt(IV) têm sido estudados como uma alternativa promissora para quimioterapia do cancro comparativamente aos complexos de Pt(II) mais comuns, como a cisplatina.

Terapia fotodinâmica no cancro da próstata usando formulações porfirínicas

Legenda da esquerda para a direita: Maria Graça Neves, Amparo Faustino, Mariana Mesquita e Margarida Fardilha.

 

Tratamento dirigido ao sistema immunológico e alterações epigenéticas em tumores urológicos

Os tumores urológicos, incluindo o cancro da próstata, da bexiga, do rim e do testículo, representam vários desafios na actualidade (nomeadamente, o tratamento de formas metastizadas da doença e de fenótipos que adquirem resistência aos tratamentos sistémicos). São necessárias novas armas terapêuticas para estes doentes. Recentes avanços na área da imunoterapia levaram à aprovação de diversos agentes moduladores do sistema imunológico pelo seu papel anti-neoplásico. Contudo, é necessário identificar biomarcadores que discriminem os doentes que mais beneficiem destas terapêuticas.

Desenvolvimento de compostos sintéticos com potencial atividade citotóxica contra os cancros da próstata e da mama

A quimioterapia é uma das terapias efetivas utilizadas no tratamento de vários cancros, no entanto devido aos seus efeitos secundários e ao desenvolvimento de resistências, a comunidade científica encontra-se sempre à procura de novas drogas que possam ultrapassar estes problemas. Tendo em conta a alta incidência do cancro da mama e da próstata nas mulheres e nos homens, respetivamente, e o papel que as drogas têm no tratamento destes cancros, este trabalho teve como objetivo a síntese de benzofenonas com potencial aplicação no tratamento do cancro.

Unfolded Protein Response no cancro da mama e próstata

Cientistas do Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro (UA) publicaram um artigo de revisão na revista Carcinogenesis. O artigo “Contribution of the unfolded protein response to breast and prostate tissue homeostasis and its significance to cancer endocrine response”, fornece uma revisão crítica e atual sobre as vias de proteostase e a sua importância para a homeostase da glândula mamária e da próstata.

Polimorfismos do HOTAIR têm implicações no prognóstico de cancro da próstata

O objectivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos polimorfismos de nucleótido simples (SNP – do inglês single nucleotide polymorphisms) rs920778 e rs12826786 do RNA longo não-codificante HOTAIR na susceptibilidade e prognóstico de pacientes com cancro da próstata (CaP). Neste estudo de caso-controlo, os nossos resultados mostram que não há uma associação entre as variantes polimórficas rs920778 e rs12826786 no gene HOTAIR e a susceptibilidade para o desenvolvimento de CaP.

As vias de sinalização do sistema SCF/c-KIT no cancro do testículo e da próstata

O sistema stem cell factor (SCF)/c-KIT está envolvido na ativação de diversas vias de transdução de sinal, resultando no controlo da proliferação celular, apoptose, diferenciação e migração em diferentes tecidos. A ativação excessiva do c-KIT desencadeada por mecanismos diversos tem sido implicada no desenvolvimento e progressão do cancro, principalmente no caso de leucemias e tumores gastrointestinais.

Efeitos metabólicos do dietilstilbestrol e seu conjugado polimérico em células tumorais da próstata

O fator de transcrição indutível por hipoxia HIF-1α, cujos níveis se encontram substancialmente aumentados em vários tipos de tumores, constitui um importante alvo molecular com vista ao desenvolvimento de novos fármacos anti-cancro. O estrogénio sintético não esteróide dietilstilbestrol (DES) reduz o crescimento tumoral dependente de HIF, sendo que a sua administração em baixas doses, pré-quimioterapia, apresenta resultados clínicos promissores no tratamento do carcinoma da próstata resistente à castração.

Prognóstico do cancro da próstata definido pela análise combinada do 8q, PTEN e ERG

O cancro de próstata (CaP) é o segundo tipo de cancro mais diagnosticado em homens e a quinta causa de morte por cancro em todo o mundo. A introdução da análise do PSA constituiu uma importante ferramenta clínica para detecção precoce de CaP e monitorização da doença, mas este teste tem uma sensibilidade e especificidade baixas e o seu valor de prognóstico é limitado. Isto mostra que existe uma necessidade crescente de novos marcadores de diagnóstico e prognóstico mais fidedignos para a gestão clínica desta doença.