Filipe Pinto

envie a um amigo share this

Patient-derived organoids to study glycosylation dynamics during gastric disease

Researchers from the Glycobiology in Cancer at i3S established a unique biobank of patient-derived gastric organoids showing that these models faithfully reproduce human tissue glycosylation across stages of gastric carcinogenesis. The study further demonstrates that organoids retain tumor heterogeneity and dynamically regulate Lewis antigens, shaping Helicobacter pylori interactions.

 

Authors and Affiliations:

Organoides derivados de doentes para estudar a dinâmica da glicosilação na doença gástrica

Investigadores do grupo de investigação Glycobiology in Cancer do i3S desenvolveram um biobanco de organoides gástricos derivados de pacientes, revelando que estes modelos reproduzem fielmente a glicosilação dos tecidos humanos ao longo da carcinogénese. O estudo demonstra ainda que os organoides captam a heterogeneidade tumoral e regulam dinamicamente antigénios Lewis, influenciando a interação com Helicobacter pylori.

 

Autores e Afiliações:

The T-box transcription factor brachyury behaves as a tumor suppressor in gliomas

 

Authors and Affiliations:

Pinto F1,2,3,4, Costa ÂM1,2,3, Santos GC5, Matsushita MM5, Costa S1,2, Silva VAO6, Miranda-Gonçalves V1,2, Lopes CM7,8, Clara CA9, Becker AP6, Neder L10, Hajj GNM11, da Cunha IW12, Jones C13, Andrade RP1,2,14,15, Reis RM1,2,6.

O fator de transcrição brachyury é um novo supressor tumoral em gliomas

O trabalho recentemente publicado na revista ‘Journal of Pathology’ foi realizado no ICVS/3B’s, Escola de Medicina, Braga, e teve a parceria de Instituições nacionais e internacionais, incluindo o Hospital de Câncer de Barretos (São Paulo, Brasil) e The Institute of Cancer Research - ICR (Sutton, UK). O brachyury, importante factor de transcrição no desenvolvimento embrionário tem sido descrito como oncogene em cordomas e vários outros tumores sólidos.

Brachyury as a potential modulator of androgen receptor activity and a key player in therapy resistance in prostate cancer

Authors and Affiliations:

Filipe Pinto1,2, Nelma Pértega-Gomes3, José R. Vizcaíno4, Raquel P. Andrade5,6, Flavio M. Cárcano7,8, Rui M. Reis1,2,8

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

2 ICVS/3B’s – PT Government Associate Laboratory, Braga/Guimarães, Portugal

3 Department of Medical Oncology, Dana-Farber Cancer Institute, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts

Brachyury é um novo potencial modulador da expressão do receptor de androgénios e uma molécula chave na resistência à terapia em cancro da prostata

O cancro da próstata é a neoplasia mais frequentemente diagnosticada e a segunda causa de morte relacionada com cancro em indivíduos do sexo masculino. De realçar que o desenvolvimento de resistência à terapia convencional é um dos maiores problemas no tratamento eficaz de indivíduos que sofrem desta neoplasia. Dentro dos vários mecanismos de resistência à terapia em cancro da próstata destaca-se a expressão do receptor de androgénios, a aquisição de mecanismos de transição epitélio-mesenquima, características estaminais e transdiferenciação neuroendócrina.

The embryonic Brachyury transcription factor is a novel biomarker of GIST aggressiveness and poor survival

Authors and Affiliations:

Filipe Pinto1,2 Nathalia C. Campanella3 Lucas F. Abrahão-Machado4 Cristovam Scapulatempo-Neto3,4 Antonio T. de Oliveira3,5 Maria J. Brito6 Raquel P. Andrade7 Denise P. Guimarães3,8 Rui M. Reis1,2,3

 

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

2 ICVS/3B’s-PT Government Associate Laboratory, Braga, Guimara˜es, Portugal

O factor de transcrição embrionário Brachyury é um novo biomarcador de agressividade e pior prognóstico em tumores do estroma gastrointestinal (GIST)

O factor de transcrição Brachyury foi recentemente descrito como estando sobre-expresso e associado com pior prógnostico em tumores sólidos. No presente estudo avaliamos o potencial valor de prognóstico de Brachyury em tumores do estroma gastrointestinal (GIST).

T-box transcription factor Brachyury is associated with prostate cancer progress


Filipe Pinto 1,2, Nelma Pértega-Gomes 1,2, Márcia S Pereira 1,2, José R Vizcaíno 3, Pedro Monteiro 4, Rui M Henrique 5,6,7, Fátima Baltazar 1,2, Raquel P Andrade 1,2, Rui M Reis 1,2,8

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal;

T-box transcription factor Brachyury is associated with prostate cancer progress

Neste trabalho desenvolvido no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em colaboração com os Centros Hospitalares do Porto, e de Alto Ave-Guimarães, assim como IPO do Porto, Filipe Pinto e colaboradores, estudaram o papel biológico e clínico de Brachyury no desenvolvimento de cancro da próstata. Brachyury, é uma proteína fundamental no desenvolvimento embrionário mesodérmico, que em tecidos adultos está ausente.