cell biology

envie a um amigo share this

Patient-derived organoids to study glycosylation dynamics during gastric disease

Researchers from the Glycobiology in Cancer at i3S established a unique biobank of patient-derived gastric organoids showing that these models faithfully reproduce human tissue glycosylation across stages of gastric carcinogenesis. The study further demonstrates that organoids retain tumor heterogeneity and dynamically regulate Lewis antigens, shaping Helicobacter pylori interactions.

 

Authors and Affiliations:

Organoides derivados de doentes para estudar a dinâmica da glicosilação na doença gástrica

Investigadores do grupo de investigação Glycobiology in Cancer do i3S desenvolveram um biobanco de organoides gástricos derivados de pacientes, revelando que estes modelos reproduzem fielmente a glicosilação dos tecidos humanos ao longo da carcinogénese. O estudo demonstra ainda que os organoides captam a heterogeneidade tumoral e regulam dinamicamente antigénios Lewis, influenciando a interação com Helicobacter pylori.

 

Autores e Afiliações:

Extracellular Vesicles from Pancreatic Cancer Stem Cells Lead an Intratumor Communication Network (EVNet) to fuel tumour progression

Vesículas extracelulares de células estaminais do cancro pancreático lideram uma Rede de Comunicação Intratumor (EVNet) para alimentar a progressão do tumor

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), liderada por Sónia Melo, descobriu que, em tumores pancreáticos, são as células estaminais cancerígenas que comunicam com as outras células do tumor através de vesículas extracelulares, dando-lhes ordens para que o tumor cresça, e resista à quimioterapia. O estudo, publicado na revista Gut, demonstra também que impedindo esta comunicação entre as células, o tumor não cresce.

Special pre-congress meeting on «Molecular Aspects of Hematological Disorders»

Special pre-congress meeting on «Molecular Aspects of Hematological Disorders»