Rui M. Reis

envie a um amigo share this

Hypoxia-mediated upregulation of MCT1 expression supports the glycolytic phenotype of glioblastomas

Authors and Affiliations:

Vera Miranda-Gonçalves1,2, Sara Granja1,2, Olga Martinho1,2,3, Mrinalini Honavar4,Marta Pojo1,2, Bruno M. Costa1,2, Manuel M. Pires5, Célia Pinheiro6, Michelle Cordeiro7, Gil Bebiano7, Paulo Costa8, Rui M. Reis1,2,3, Fátima Baltazar1,2

1Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

O aumento da expressão do MCT1 em hipóxia contribui para a manutenção do fenótipo glicolítico em glioblastomas

O glioblastoma é um tipo de tumor cerebral com uma elevada taxa de mortalidade, apresentando um mau prognóstico. Deste modo, é necessário um conhecimento mais aprofundado destes tumores no sentido da descoberta de novas e mais eficazes abordagens terapêuticas.

A reprogramação metabólica descrita em muitas células tumorais, é uma característica presente neste tipo de tumores, onde se verifica um aumento do consumo de glucose e produção de ácido lático, associado este último a uma regulação da expressão do seu transporte, através dos transportadores de monocarboxilatos (MCTs).

"Smart" biomaterials promise to revolutionize cancer treatment

Biomateriais inteligentes prometem revolucionar o tratamento do cancro

Uma equipa de Investigadores do Grupo de Investigação 3B's, liderado por Rui L. Reis, desenvolveu um novo hidrogel "inteligente" baseado em fibroína da seda que inibe o crescimento de tumores, abrindo assim novas possibilidades no uso de biomateriais avançados para o tratamento do cancro.
 

 

Autores e Afiliações:

Brachyury as a potential modulator of androgen receptor activity and a key player in therapy resistance in prostate cancer

Authors and Affiliations:

Filipe Pinto1,2, Nelma Pértega-Gomes3, José R. Vizcaíno4, Raquel P. Andrade5,6, Flavio M. Cárcano7,8, Rui M. Reis1,2,8

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

2 ICVS/3B’s – PT Government Associate Laboratory, Braga/Guimarães, Portugal

3 Department of Medical Oncology, Dana-Farber Cancer Institute, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts

Brachyury é um novo potencial modulador da expressão do receptor de androgénios e uma molécula chave na resistência à terapia em cancro da prostata

O cancro da próstata é a neoplasia mais frequentemente diagnosticada e a segunda causa de morte relacionada com cancro em indivíduos do sexo masculino. De realçar que o desenvolvimento de resistência à terapia convencional é um dos maiores problemas no tratamento eficaz de indivíduos que sofrem desta neoplasia. Dentro dos vários mecanismos de resistência à terapia em cancro da próstata destaca-se a expressão do receptor de androgénios, a aquisição de mecanismos de transição epitélio-mesenquima, características estaminais e transdiferenciação neuroendócrina.

Protein AXL as a modulator of sunitinib response in glioblastoma cell lines

Authors and Affiliations: 

Olga Martinho1,2,3, Luis E. Zucca3,Rui M. Reis1,2,3*

1Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), Health Sciences School, University of Minho, Braga, Portugal;

2ICVS/3B’s - PT Government Associate Laboratory, Braga/Guimarães, Portugal;

3Molecular Oncology Research Center, Barretos Cancer Hospital, Barretos, São Paulo, Brazil.

 

Abstract:

Proteína AXL como moduladora da resposta ao sunitinib em linhas celulares de glioblastoma

A descoberta de alterações na família de receptores tirosina quinase (RTK- receptor tyrosine quinases) e nas suas vias de sinalização intracelular têm possibilitado o desenvolvimento de fármacos específicos para estas moléculas, que conduziram a tratamentos oncológicos inovadores, personalizados e mais eficazes. No entanto, a resistência a estas terapias surge com o tempo, levando à recidiva e evolução tumoral. Esta abordagem de medicina personalizada tem sido aplicada no tratamento de glioblastoma, o mais frequente e maligno tumor cerebral.