Filipe Pinto

send to a friend share this

The T-box transcription factor brachyury behaves as a tumor suppressor in gliomas

 

Authors and Affiliations:

Pinto F1,2,3,4, Costa ÂM1,2,3, Santos GC5, Matsushita MM5, Costa S1,2, Silva VAO6, Miranda-Gonçalves V1,2, Lopes CM7,8, Clara CA9, Becker AP6, Neder L10, Hajj GNM11, da Cunha IW12, Jones C13, Andrade RP1,2,14,15, Reis RM1,2,6.

O fator de transcrição brachyury é um novo supressor tumoral em gliomas

O trabalho recentemente publicado na revista ‘Journal of Pathology’ foi realizado no ICVS/3B’s, Escola de Medicina, Braga, e teve a parceria de Instituições nacionais e internacionais, incluindo o Hospital de Câncer de Barretos (São Paulo, Brasil) e The Institute of Cancer Research - ICR (Sutton, UK). O brachyury, importante factor de transcrição no desenvolvimento embrionário tem sido descrito como oncogene em cordomas e vários outros tumores sólidos.

Brachyury as a potential modulator of androgen receptor activity and a key player in therapy resistance in prostate cancer

Authors and Affiliations:

Filipe Pinto1,2, Nelma Pértega-Gomes3, José R. Vizcaíno4, Raquel P. Andrade5,6, Flavio M. Cárcano7,8, Rui M. Reis1,2,8

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

2 ICVS/3B’s – PT Government Associate Laboratory, Braga/Guimarães, Portugal

3 Department of Medical Oncology, Dana-Farber Cancer Institute, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts

Brachyury é um novo potencial modulador da expressão do receptor de androgénios e uma molécula chave na resistência à terapia em cancro da prostata

O cancro da próstata é a neoplasia mais frequentemente diagnosticada e a segunda causa de morte relacionada com cancro em indivíduos do sexo masculino. De realçar que o desenvolvimento de resistência à terapia convencional é um dos maiores problemas no tratamento eficaz de indivíduos que sofrem desta neoplasia. Dentro dos vários mecanismos de resistência à terapia em cancro da próstata destaca-se a expressão do receptor de androgénios, a aquisição de mecanismos de transição epitélio-mesenquima, características estaminais e transdiferenciação neuroendócrina.

The embryonic Brachyury transcription factor is a novel biomarker of GIST aggressiveness and poor survival

Authors and Affiliations:

Filipe Pinto1,2 Nathalia C. Campanella3 Lucas F. Abrahão-Machado4 Cristovam Scapulatempo-Neto3,4 Antonio T. de Oliveira3,5 Maria J. Brito6 Raquel P. Andrade7 Denise P. Guimarães3,8 Rui M. Reis1,2,3

 

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal

2 ICVS/3B’s-PT Government Associate Laboratory, Braga, Guimara˜es, Portugal

O factor de transcrição embrionário Brachyury é um novo biomarcador de agressividade e pior prognóstico em tumores do estroma gastrointestinal (GIST)

O factor de transcrição Brachyury foi recentemente descrito como estando sobre-expresso e associado com pior prógnostico em tumores sólidos. No presente estudo avaliamos o potencial valor de prognóstico de Brachyury em tumores do estroma gastrointestinal (GIST).

T-box transcription factor Brachyury is associated with prostate cancer progress


Filipe Pinto 1,2, Nelma Pértega-Gomes 1,2, Márcia S Pereira 1,2, José R Vizcaíno 3, Pedro Monteiro 4, Rui M Henrique 5,6,7, Fátima Baltazar 1,2, Raquel P Andrade 1,2, Rui M Reis 1,2,8

1 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, Braga, Portugal;

T-box transcription factor Brachyury is associated with prostate cancer progress

Neste trabalho desenvolvido no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em colaboração com os Centros Hospitalares do Porto, e de Alto Ave-Guimarães, assim como IPO do Porto, Filipe Pinto e colaboradores, estudaram o papel biológico e clínico de Brachyury no desenvolvimento de cancro da próstata. Brachyury, é uma proteína fundamental no desenvolvimento embrionário mesodérmico, que em tecidos adultos está ausente.