Duarte de Melo-Diogo

envie a um amigo share this

Graphene-based nanomaterials coated with Hyaluronic Acid for application in Chemo-Photothermal therapy of breast cancer cells

Authors and Affiliations:

Rita Lima-Sousa a, Bruna L. Melo a, António G. Mendonça a,b, Ilídio J. Correia a,c, Duarte de Melo-Diogo a

a CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, 6200-506 Covilhã, Portugal

b Departamento de Química, Universidade da Beira Interior, 6201-001 Covilhã, Portugal

Nanomateriais à base de Grafeno revestidos com Ácido Hialurónico para aplicação na terapia Químio-Fototérmica de células do cancro da mama

Apesar das novas tecnologias que têm sido desenvolvidas nos últimos anos para aplicação no tratamento de diferentes patologias que afetam o ser humano, o cancro da mama continua a ter associadas elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. Com o intuito de reduzir a mortalidade associada a esta doença, os investigadores têm procurado desenvolver novas estratégias terapêuticas, sendo que a terapia químio-fototérmica mediada por nanomateriais tem vindo a demonstrar resultados promissores em modelos pré-clínicos.

Functionalization of graphene oxide for anticancer applications


Duarte de Melo-Diogo1, Cleide Pais-Silva1, Elisabete C. Costa1, Ricardo O. Louro2, Ilídio J. Correia1

1 CICS-UBI – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, 6200-506 Covilhã, Portugal

Funcionalização de oxido de grafeno para aplicações anticancerígenas

Os materiais à base de óxido de grafeno têm sido utilizados como transportadores de fármacos na terapia do cancro. Estes materiais têm a capacidade de absorver luz e emitir posteriormente a energia sob a forma de calor, o que lhes permite induzir danos nas células cancerígenas – uma propriedade essencial para a sua aplicação em terapia fototérmica. No presente estudo os materiais à base de óxido de grafeno foram funcionalizados com a forma peguilada da vitamina E (D-α-tocopheryl polyethylene glycol 1000 succinate; TPGS) com o intuito de melhorar a sua hidrofilicidade e estabilidade.