cancro do testículo

envie a um amigo share this

Comunicação baseada em vesículas extracelulares do cluster de microRNA-371–373 em tumores de células germinativas testiculares

Os tumores de células germinativas do testículo (TCGT) são os tumores sólidos mais comuns em adultos jovens do sexo masculino. O cluster de microRNAs 371-373 é considerado um biomarcador específico destes tumores, com exceção da histologia de teratoma. Dos microRNAs que constituem este cluster, o miR-371a-3p apresenta sensibilidade e especificidade excecionais na deteção de TCGT, ultrapassando as limitações dos marcadores tumorais séricos clássicos usados na rotina (HCG, AFP, LDH).

Eficácia dos inibidores das HDACs Belinostat e Panobinostat no tratamento dos tumores de células germinativas do testículo sensíveis e resistentes à cisplatina

Investigadores do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto), do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro (GEBC), exploraram os efeitos in vitro de dois epi-fármacos (dois inibidores das desacetilases das histonas - HDACs) em linhas celulares de tumores de células germinativas do testículo, incluindo no contexto da resistência à cisplatina.

 

As vias de sinalização do sistema SCF/c-KIT no cancro do testículo e da próstata

O sistema stem cell factor (SCF)/c-KIT está envolvido na ativação de diversas vias de transdução de sinal, resultando no controlo da proliferação celular, apoptose, diferenciação e migração em diferentes tecidos. A ativação excessiva do c-KIT desencadeada por mecanismos diversos tem sido implicada no desenvolvimento e progressão do cancro, principalmente no caso de leucemias e tumores gastrointestinais.