anticancerígeno

send to a friend share this

Desenvolvimento de compostos semissintéticos com atividade anticancerígena

O ácido carnósico é um composto natural encontrado na sálvia e no alecrim com reconhecidas propriedades anticancerígenas. No entanto, apesar do seu potencial terapêutico, a sua potência é relativamente modesta. Para ultrapassar esta limitação, um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra, em colaboração com a FFUL e a Universidade de Barcelona, desenvolveu derivados semissintéticos do ácido carnósico com o objetivo de potenciar a sua ação contra células tumorais.

Potencial anticancerígeno da combinação de fármacos antidiabéticos no tratamento do cancro do pâncreas

Apesar dos avanços significativos na compreensão, prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro do pâncreas, este continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo. As pessoas com diabetes têm um risco acrescido de desenvolver cancro do pâncreas ao longo da vida. Os inibidores do co-transportador sódio-glicose 2 (SGLT2) e a metformina são fármacos amplamente utilizados no tratamento da diabetes tipo 2, e ambos têm sido associados a um menor risco de cancro do pâncreas.

A actividade anti-tumoral dos péptidos salivares humanos

Estudos realizados na última década têm permitido desvendar a complexidade do peptidoma salivar tendo já sido identificados mais de 2000 péptidos. Os péptidos salivares apresentam diversas funções, nomeadamente antiviral, antibacteriano e anti tumoral, contribuindo para a homeostasia da cavidade oral. De facto, estudos recentes têm realçado a atividade anticancerígena de péptidos salivares associados à classe das defensinas, estaterina e proteínas ricas em prolina.