metástases

envie a um amigo share this

In vivo Performance of a Ruthenium-cyclopentadienyl Compound in an Orthotopic Triple Negative Breast Cancer Model

Authors and Affiliations:

Nuno Mendesa,b, Francisco Tortosac, Andreia Valented, Fernanda Marquese, António Matosf, Tânia S. Moraisd, Ana Isabel Tomazd, Fátima Gärtnera,b,g and M. Helena Garciad

a i3S-Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto, Portugal;

b Ipatimup-Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Portugal;

Novo complexo de Ruténio inibe o desenvolvimento de metástases in vivo

O grupo de Química Organometálica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem vindo a desenvolver uma nova família de compostos de ruténio-ciclopentadienilo que se tem revelado extremamente eficiente contra várias linhas tumorais celulares humanas. Neste âmbito foi publicado recentemente um estudo in vivo envolvendo o adenocarcinoma da mama triplo negativo. Os resultados revelaram as potencialidades deste composto como metalofármaco que combina a capacidade de inibir o desenvolvimento de metástases com eficiência na redução do tumor primário.

Carga tumoral total avaliada por OSNA como método preditivo intraoperatório para a determinação de metástases ganglionares no cancro da mama

As recomendações para a realização de linfadenectomia axilar nos doentes com cancro da mama em estádio precoce e sujeitas a biópsia de gânglio sentinela com presença de macrometástase foram recentemente atualizadas, baseadas nos últimos estudos publicados. Mantem-se, no entanto, alguma controvérsia na decisão de não realização de cirurgia radical axilar nos doentes com gânglio sentinela positivo. O presente estudo pretendeu determinar a relação do número de cópias de mRNA da CK19 presente nos gânglios sentinela através do método OSNA com a metastização ganglionar no cancro da mama.

Seleção de novos péptidos e investigação de alvos alternativos para cancro de mama triplo negativo

O cancro de mama é o tipo de cancro mais frequente entre mulheres, tendo-se registado 1,67 milhões de novos casos em 2012. O subtipo de cancro de mama triplo negativo (CMTN) é responsável por 10-20% de todos os cancros de mama diagnosticados, não existindo nenhuma terapia dirigida específica. O CMTN é caracterizado por tumores de grandes dimensões e com elevados graus, com uma alta taxa de metástases e curto período de recorrência. As opções de tratamento atuais para CMTN incluem cirurgia, radioterapia e a clássica quimioterapia.

A lactoferrina inibe a bomba de protões V-H+-ATPase na membrana plasmática desencadeando seletivamente a morte celular em células de cancro de mama altamente metastáticas

O cancro de mama é o principal tipo de cancro que afeta as mulheres. Apesar do bom prognóstico quando este é detetado precocemente, o tratamento do cancro da mama metastático continua a ser um enorme desafio. O recrutamento da bomba de protões V-ATPase para a membrana plasmática, onde contribui para a acidificação do microambiente tumoral, é uma importante característica envolvida na aquisição do potencial metastático do cancro da mama. Assim, os inibidores desta bomba emergiram como fármacos anti-cancerígenos promissores.

Tumor cells present a dynamic expression of galectins during metastasis

A group of researchers from IPATIMUP found that the differential expression of galectin-1 and galectin-3 participates in the process of metastasis in a spontaneous canine model of breast cancer.

 

Authors and Affiliations:

Joana T. de Oliveira1,2,3, Augusto J. de Matos2, Rita Barros1, Cláudia Ribeiro1, Asaf Chen1, Venceslau Hespanhol4, Gerard R Rutteman5,6 and Fátima Gärtner1,2

As células tumorais apresentam uma expressão dinâmica de galectinas durante o processo de metastização

Um grupo de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desenvolveu um estudo sobre a metastização em tumores mamários caninos, estruturado por Joana Tavares de Oliveira e Fátima Gärtner. Teve como objetivo a pesquisa de potenciais marcadores que pudessem levar a novas terapias, para além da cirurgia que constitui, ainda, o único modo de tratamento considerado eficaz nesta espécie.