carcinoma gástrico

envie a um amigo share this

O perfil trascriptional do carcinoma gástrico associado a infecção por virus de Epstein Barr e instabilidade de microssatélites

Os carcinomas gástricos associados à infecção por virus de Epstein Barr (EBV) e instabilidade de microssatélites (MSI) são dois subtipos moleculares com características distintas.

Neste estudo os autores salientam as diferenças no perfil transcriptional destes dois subtipos moleculares: os carcinomas infectados por EBV expressam genes relacionados com a resposta imunológicas, enquanto os carcinomas com MSI estão relacionados com a actividade mitótica.

Carcinoma gástrico com estroma linfoide: potencial biomarcador para imunoterapia “contra” o cancro do estômago?

O carcinoma gástrico é uma doença heterogénea do ponto de vista morfológico e molecular. Entre as variantes morfológicas, o carcinoma gástrico com estroma linfoide caracteriza-se pela abundância do infiltrado inflamatório rico em linfócitos no microambiente tumoral.

A Helicobacter pylori induz alterações de glicosilação da mucosa gástrica que favorecem a colonização crónica

A infeção por Helicobacter pylori pode persistir durante décadas, promovendo a inflamação cronica da mucosa gástrica. Num subgrupo de indivíduos a infeção pode contribuir para o desenvolvimento de lesões pré-malignas e carcinoma gástrico. No nosso grupo, no IPATIMUP, temos estudado os mecanismos moleculares envolvidos na adesão da H. pylori às células da mucosa gástrica. Neste estudo, publicado na revista BBA Molecular Basis of Disease, mostramos que a infeção por H.

Probing the O-glycoproteome of Gastric Cancer Cell Lines for Biomarker Discovery

Este trabalho realizado em colaboração por várias instituições de investigação (IPATIMUP, IPO-Porto, Faculdade de Medicina e ICBAS da Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, e Universidade de Copenhaga), e publicado na Molecular & Cellular Proteomics, caracterizou o O-glicoproteoma de células gástricas geneticamente modificadas com o objetivo de identificar potenciais biomarcadores específicos do carcinoma gástrico. O estudo permitiu ainda a identificação de glicoformas aberrantes expressas em proteínas em circulação no soro de doentes com carcinomas gástricos.