Hipermetilação

envie a um amigo share this

Hipermetilação da região do THOR apresenta potencial como biomarcador epigenético para o diagnóstico e prognóstico do cancro do pâncreas

O cancro pancreático representa um dos cancros com maior taxa de mortalidade devido a um diagnóstico tardio, resultado da escassez de biomarcadores e estratégias terapêuticas. A procura de novos biomarcadores que possibilitem o diagnóstico em fases iniciais da doença é um dos maiores desafios para este tipo de cancro e avanços nesta área iriam possibilitar o tratamento atempado da doença antes da sua progressão.

Hipermetilação do promotor do gene TERT prediz recorrência bioquímica em cancro da próstata: Estudo retrospetivo

O cancro da próstata (CP) é o cancro mais frequente na população masculina, com elevada prevalência a partir dos 60 anos de idade. Apesar da alta prevalência, as taxas de mortalidade são variáveis e refletem o carácter heterogéneo (clínico e biológico) desta doença. Recentes estudos demonstraram que grande parte dos doentes com doença de baixo risco, não necessitam de tratamento. No entanto, neste grupo aparentemente homogéneo, há doentes que apresentam doença agressiva – e beneficiam de terapêutica.