tumores

send to a friend share this

A Regucalcina como um novo gene supressor de tumores?

A equipa de investigação do Centro de investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) liderada por Sílvia Socorro, assim como outros investigadores a nível internacional, tem vindo a publicar vários estudos no sentido de clarificar o papel da proteína de ligação ao cálcio, Regucalcina (RGN), na fisiologia (e patofisiologia) de diversos tecidos e órgãos.

Os sistemas REDOX na progressão do cancro

As proteínas antioxidantes que constituem os nossos sistemas reguladores REDOX desempenham um papel muito importante para a integridade celular e do nosso organismo. Neste trabalho fizemos uma análise detalhada da literatura existente (publicada por nós e por outros colegas) e que cada vez mais mostra como diversas proteínas antioxidantes também desempenham um papel fundamental para a progressão dos tumores que tipicamente sofrem um crescente stress oxidativo durante o seu desenvolvimento.

Nanovetores supramoleculares para o diagnóstico e terapia de tumores

Os nanosistemas preparados com polímeros, metais e/ou lípidos têm sido alvo de bastante investigação para o tratamento e diagnóstico do cancro. Estes vetores permitem aumentar a acumulação de drogas em células tumorais assim como reduzir os efeitos secundários da quimioterapia antineoplásica como a sua toxicidade em tecidos saudáveis.

O desenvolvimento dos nanosistemas permite, ainda, melhorar a resistência celular aos fármacos aplicados, permitindo uma melhoria dos tratamentos oncológicos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia.

Mutações nos genes NAMPT e NAPRT1 em tecidos normais e tumores

Neste trabalho foram identificadas mutações nos genes NAMPT e NAPRT1, em tecidos normais e tumores. Algumas mutações apresentam frequências diferentes, o que pode ser explicado pela população de origem das amostras. A avaliação da patogenicidade destas mutações ao nível estrutural e funcional indica que podem ser relevantes no contexto da doença.

 

Lançamento da Rede Nacional de Bancos de Tumores

No próximo dia 12 de Dezembro será feito o lançamento oficial da Rede Nacional de Bancos de Tumores, às 14.30h, no auditório do IPO de Lisboa.

Para mais informações: http://www.dgs.pt/em-destaque/lancamento-da-rede-nacional-de-bancos-de-tumores.aspx