sistema SCF/c-KIT

send to a friend share this

O sistema SCF/c-KIT na carcinogénese dos tecidos reprodutivos: o que nos diz a regulação hormonal?

O stem cell factor (SCF) e seu receptor tirosina quinase c-KIT têm vindo a ser implicados na carcinogénese de tecidos reprodutivos masculinos e femininos. Vários estudos têm igualmente descrito que a expressão do sistema SCF/c-KIT, o qual está envolvido no controle de processos biológicos, como a apoptose, sobrevivência celular, diferenciação e migração, é controlada por hormonas. Este cenário leva-nos a questionar se uma ação hormonal desregulada afetando a normal expressão do SCF/c-KIT pode representar um marco importante na carcinogénese.

As vias de sinalização do sistema SCF/c-KIT no cancro do testículo e da próstata

O sistema stem cell factor (SCF)/c-KIT está envolvido na ativação de diversas vias de transdução de sinal, resultando no controlo da proliferação celular, apoptose, diferenciação e migração em diferentes tecidos. A ativação excessiva do c-KIT desencadeada por mecanismos diversos tem sido implicada no desenvolvimento e progressão do cancro, principalmente no caso de leucemias e tumores gastrointestinais.

Estratégias de sobrevivência comuns às células germinativas e neoplásicas: o caso do sistema SCF/c-KIT

O recetor tirosina cinase, c-KIT, e o seu ligando, stem cell factor (SCF), constituem um importante sistema no controlo da sobrevivência e proliferação celular. Um artigo de revisão elaborado pelos alunos de mestrado Henrique Cardoso e Marília Figueira, sob supervisão da Professora Sílvia Socorro, que foi publicado recentemente na revista Molecular Reproduction and Development, discutiu a função do SCF e do c-KIT na espermatogénese e no cancro, realçando as semelhanças entre as células germinativas e as células cancerígenas.