Hassan Bousbaa

send to a friend share this

Smart nanoparticles to overcome resistance to chemotherapy

Ana Vanessa Nascimento (a,b,c,d), Amit Singh (c), Hassan Bousbaa (a,e), Domingos Ferreira (b), Bruno Sarmento (a,d), Mansoor M. Amiji (c).

(a) CESPU, Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde, Gandra, Portugal

(b) Laboratory of Pharmaceutical Technology, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal

Nanopartículas inteligentes para superar resistência à quimioterapia

Um estudo de um grupo de investigadores do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS) da CESPU, do i3S/INEB, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em parceria com um grupo da Northeastern University de Boston, Estados Unidos, publicado na revista “Acta Biomaterialia” de 1 de janeiro de 2017, revela as potencialidades da nanotecnologia dirigida contra uma proteína, chamada Mad2 (importante para a divisão correta das células), como estratégia terapêutica para contornar a resistência do cancro à quimioterapia.

EMMPRIN expression in oral squamous cell carcinomas: correlation with tumor proliferation and patient survival

Authors and Afilliations:

Luís Silva Monteiro1,2, Maria Leonor Delgado1, Sara Ricardo3,4, Fernanda Garcez3, Barbas do Amaral1,2,5, Júlio Pacheco1,2, Carlos Lopes6, Hassan Bousbaa1,7,8

1 CESPU, Molecular Oncology Group, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies (IINFACTS), Higher Institute of Health Sciences, Paredes, 4585-116, Portugal

Expressão da EMMPRIN em carcinomas epidermoides orais: associação com a proliferação tumoral e com a sobrevivência

O cancro oral representa um sério problema de saúde pública com quase 300 000 novos casos por ano mundialmente. Apesar dos avanços científicos no diagnóstico e tratamento destes tumores, a taxa de mortalidade continua muito elevada (50%). Neste estudo foi avaliada a expressão da EMMPRIN em 74 carcinomas epidermoides orais e analisada a associação da expressão desta proteína com características clinico-patológicas, marcadores de proliferação celular e sobrevivência.