Paula Paulo

envie a um amigo share this

EGFR and STAT3 as therapeutic targets in ETV1-positive prostate cancer

Researchers from the Cancer Genetics Group at IPO Porto, in collaboration with the School of Medicine and Biomedical Sciences at the University of Porto (ICBAS), have uncovered a key singaling pathway driving the aggressiveness of prostate tumors that overexpress ETV1. The team found that simultaneous activation of the EGFR and STAT3 signaling pathways fuels the malignant behavior of these cancers.

EGFR e STAT3 como alvos terapêuticos em carcinoma da próstata ETV1-positivo

Investigadores do Grupo de Oncogenética do IPO Porto, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Univerisdade do Porto (ICBAS), identificaram uma via de sinalização que impulsiona a agressividade de carcinomas da próstata com sobre-expressão de ETV1. A equipa de investigação descobriu que a activação das vias EGFR e STAT3 promove o comportamento maligno destes carcinomas.

Novel genes predisposing to early-onset/familial prostate cancer


Paula Paulo1, Sofia Maia1, Carla Pinto2, Pedro Pinto1, Augusta Monteiro1, Ana Peixoto2, Manuel R. Teixeira1,2,3

1Cancer Genetics Group, IPO Porto Research Center (CI-IPOP), Portuguese Oncology Institute of Porto (IPO Porto), Porto, Portugal;

2Department of Genetics, Portuguese Oncology Institute of Porto (IPO Porto), Porto, Portugal;

Novos genes que predispõem para cancro da próstata familiar e/ou em idade jovem

O cancro da próstata é o cancro mais frequente em homens em todo o mundo. Em Portugal, mais de 8000 novos casos e 1700 mortes são registados anualmente. Ao contrário de outros cancros, sabe-se muito pouco sobre a contribuição genética para os 10-20% de casos que surgem em famílias com agregação da doença. De facto, mutações germinativas nos genes de predisposição para cancro da mama e cancro colorectal, BRCA2 e MSH2, respectivamente, explicam menos de 5% dos casos de cancro da próstata familiar e/ou em idade jovem.