Manuel Teixeira

envie a um amigo share this

Novel genes predisposing to early-onset/familial prostate cancer


Paula Paulo1, Sofia Maia1, Carla Pinto2, Pedro Pinto1, Augusta Monteiro1, Ana Peixoto2, Manuel R. Teixeira1,2,3

1Cancer Genetics Group, IPO Porto Research Center (CI-IPOP), Portuguese Oncology Institute of Porto (IPO Porto), Porto, Portugal;

2Department of Genetics, Portuguese Oncology Institute of Porto (IPO Porto), Porto, Portugal;

Novos genes que predispõem para cancro da próstata familiar e/ou em idade jovem

O cancro da próstata é o cancro mais frequente em homens em todo o mundo. Em Portugal, mais de 8000 novos casos e 1700 mortes são registados anualmente. Ao contrário de outros cancros, sabe-se muito pouco sobre a contribuição genética para os 10-20% de casos que surgem em famílias com agregação da doença. De facto, mutações germinativas nos genes de predisposição para cancro da mama e cancro colorectal, BRCA2 e MSH2, respectivamente, explicam menos de 5% dos casos de cancro da próstata familiar e/ou em idade jovem.

POLE somatic mutations in advanced colorectal cancer

Colorectal cancer (CRC) is one of the major causes of morbidity and mortality throughout the world. The etiological factors and pathogenic mechanisms underlying CRC development appear to be complex and heterogeneous. The majority of CRC cases occur sporadically, arising through the sequential accumulation of multiple genetic and/or epigenetic alterations involving genes that regulate cell growth and differentiation.

Mutações somáticas no gene POLE no cancro colo-retal metastático

O cancro colo-retal (CCR) é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Os fatores etiológicos e mecanismos patogénicos subjacentes ao desenvolvimento do CCR são complexos e heterogéneos. A maioria dos casos de CCR ocorrem esporadicamente, surgindo através da acumulação sequencial de várias alterações genéticas e/ou epigenéticas envolvendo genes que regulam o crescimento e diferenciação celular. Apesar dos avanços na compreensão das vias de carcinogénese do CCR esporádico, o significado destas alterações ainda não está completamente compreendido.

Prostate cancer prognosis defined by the combined analysis of 8q, PTEN and ERG

Prostate cancer (PCa) is the second most frequently diagnosed non-skin cancer in men worldwide and the fifth cause of cancer-related deaths. The introduction of serum prostate-specific antigen (PSA) analysis constituted an important clinical tool for early PCa detection and disease monitoring, but this test has modest sensitivity and specificity and has limited prognostic value. This shows that there is an unmet need of novel diagnostic and prognostic markers for PCa clinical management.

Prognóstico do cancro da próstata definido pela análise combinada do 8q, PTEN e ERG

O cancro de próstata (CaP) é o segundo tipo de cancro mais diagnosticado em homens e a quinta causa de morte por cancro em todo o mundo. A introdução da análise do PSA constituiu uma importante ferramenta clínica para detecção precoce de CaP e monitorização da doença, mas este teste tem uma sensibilidade e especificidade baixas e o seu valor de prognóstico é limitado. Isto mostra que existe uma necessidade crescente de novos marcadores de diagnóstico e prognóstico mais fidedignos para a gestão clínica desta doença.

ASPIC lança projecto nacional para estudar a mutação BRCA2-P

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) vai realizar uma reunião em Coimbra, no dia 13 de Outubro de 2016 com o objectivo de lançar um projecto de cariz nacional que o grupo promotor entendeu designar «Estudo BRCA2-P: Caracterização nacional da mutação fundadora Portuguesa do gene BRCA2».

 

ASPIC lança projecto nacional para estudar a mutação BRCA2-P

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) vai realizar uma reunião em Coimbra, no dia 13 de Outubro de 2016 com o objectivo de lançar um projecto de cariz nacional que o grupo promotor entendeu designar «Estudo BRCA2-P: Caracterização nacional da mutação fundadora Portuguesa do gene BRCA2».

 

Prostate cancer cell in the context of co-overexpression

Diana Mesquita1, João D. Barros-Silva1, Joana Santos1, Rolf I. Skotheim2,3, Ragnhild A. Lothe2,3, Paula Paulo1,2,3 and Manuel R. Teixeira1,3,4

1 Department of Genetics and Cancer Genetics Group – CI-IPOP, Portuguese Oncology Institute, Porto, Portugal

Cancro da próstata num contexto de co-sobre-expressão celular

O cancro da próstata (PCa) constitui a segunda neoplasia mais frequente em homens em todo o mundo e é uma causa comum de morbilidade e consequente mortalidade, representando um problema importante em saúde pública. A falta de métodos mais exatos, capazes de diferenciar entre doença indolente e carcinomas mais agressivos, reforçou a necessidade de melhor compreender as alterações genéticas subjacentes e vias de sinalização por trás do processo de carcinogénese prostática.