atividade antitumoral

envie a um amigo share this

Atividade antitumoral de novos derivados chalcónicos e pirazolínicos

Neste trabalho, realizado no âmbito de uma parceria entre investigadores do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Universidade Mentouri-Constantine (Algéria), foram sintetizados pela primeira vez 15 novos compostos, divididos entre derivados de estrutura chalcónica e 2-pirazolínica. Todas as moléculas foram avaliadas pela sua potencial atividade antitumoral recorrendo a células humanas de cancro de estômago e de pulmão.

Investigadores portugueses, em colaboração com a Universidade de Barcelona, desenvolvem novos compostos semissintéticos de origem natural com atividade antitumoral notável

O celastrol é um dos triterpenóides naturais com maior atividade antitumoral. Neste trabalho, um conjunto de novos derivados do celastrol foram sintetizados e a sua atividade foi testada em linhas celulares tumorais humanas. Entre os novos compostos sintetizados, muitos apresentaram um efeito de inibição do crescimento celular mais acentuado do que o próprio celastrol. O composto 24 foi o que mais se destacou, exibindo uma atividade antiproliferative excecional e também uma melhoria importante da seletividade em células tumorais versus células não-tumorais.