biomarkers

envie a um amigo share this

Identification of biomarkers associated with acquired resistance to cetuximab in head and neck tumor cells

The epidermal growth factor receptor (EGFR) is a protein leads to the activation of intracellular pathways that act directly on cell function, changes and survival. Cetuximab (CTX) is an anti-EGFR monoclonal antibody approved for the treatment of patients with head and neck squamous cell carcinoma (HNC) and metastatic colorectal cancer (mCRC). The response of patients with mCRC to cetuximab has already been associated with wild-type KRAS, NRAS and BRAF.

Identificação de biomarcadores associados a resistência adquirida ao cetuximabe em células tumorais de cabeça e pescoço

O receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) é uma proteína cuja ativação leva à sinalização de vias intracelulares que atuam diretamente na proliferação, migração e sobrevivência celular. O cetuximabe (CTX) é um anticorpo monoclonal anti-EGFR aprovado para o tratamento de pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (CECP) e cancro colorectal metastático (mCRC). A resposta de pacientes com mCRC ao cetuximabe já foi associada a forma selvagem de KRAS, NRAS e BRAF.

New biomarkers of prognosis of renal cell carcinoma

Novos biomarcadores de prognóstico de carcinoma de células renais

A Investigadora do IPO Porto e aluna de Doutoramento da Universidade do Porto (ICBAS), Francisca Dias, a realizar o seu projecto no Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação do IPO-Porto viu o seu trabalho ser publicado e selecionado para a capa da revista Cancers do mês de junho.

Serum PD-1/PD-L1 Levels, Tumor Expression and PD-L1 Somatic Mutations in HER2-Positive and Triple Negative Normal-Like Feline Mammary Carcinoma Subtypes

Authors and Affiliations:

Catarina Nascimento1, Ana Catarina Urbano1, Andreia Gameiro1, João Ferreira2, Jorge Correiaand Fernando Ferreira1

Importância do eixo PD-1/PD-L1 em gatas com carcinomas mamários agressivos

Investigadores da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV/CIISA/ULisboa) e da Faculdade de Medicina (FM/iMM/ULisboa) publicaram recentemente na prestigiada revista internacional “Cancers” (FI=6.126), os resultados de um dos seus mais recentes trabalhos sobre o papel do eixo PD-1/PD-L1 em gatas com carcinoma mamário. Para tal, quantificaram os níveis séricos do ligando PD-L1 e do seu recetor (PD-1) em animais saudáveis e doentes, analisaram a sua expressão nas células cancerosas e nos linfócitos infiltrantes tumorais, e identificaram a presença de mutações somáticas no gene do PD-L1.

New epigenetic biomarkers for the detection of bladder cancer in urine


Sara Monteiro-Reis (1), Ana Blanca (2), Joana Tedim-Moreira (1), Isa Carneiro (1,3), Diana Montezuma (1,3), Paula Monteiro (1,3), Jorge Oliveira (4), Luís Antunes (5), Rui Henrique (1,2,6), António Lopez-Beltran (7,8) e Carmen Jerónimo (1,6)

(1) Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro – Centro de Investigação (CI-IPOP), Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE (IPO Porto), e Porto Comprehensive Cancer Center (P.CCC), Porto, Portugal;

Novos biomarcadores epigenéticos para deteção de cancro da bexiga em urina

Investigadores do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO do Porto e da Universidade de Córdoba, em Espanha, publicaram recentemente na revista internacional Journal of Clinical Medicine os resultados de um dos seus mais recentes trabalhos, onde descrevem o desempenho de um novo teste não-invasivo que poderá ajudar na identificação de casos de cancro da bexiga numa população com outras patologias urinárias.

Brief review of therapeutic innovations in the treatment of lung cancer

The discovery of crucial misexpressed genes in lung cancer allows a better understanding about the tumor microenvironment and the biomarkers that are a genetic fingerprint of this cancer. These biomarkers provide relevant knowledge to start the development of targeted therapies, overcoming the side effects and the development of resistances associated with the conventional treatments. Gene therapy and RNAi-based drugs are pointed out as promising and exciting new approaches to treat lung cancer.

Breve revisão de inovações terapêuticas no tratamento do cancro do pulmão

A descoberta de genes cruciais e mal-expressos no cancro de pulmão permite um melhor entendimento do microambiente do tumor e dos biomarcadores que são uma impressão genética desse cancro. Esses biomarcadores fornecem um conhecimento relevante para iniciar o desenvolvimento de terapias direcionadas, superando os efeitos colaterais e o desenvolvimento de resistências associadas aos tratamentos convencionais. A terapia génica e os medicamentos baseados em RNAi são apontados como novas e promissoras abordagens para o tratamento do cancro de pulmão.