No congresso da Sociedade Norte-Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - ASCO), dia 2 de Junho 2019, o Prof. Doutor Ramon Andrade de Mello (Universidade do Algarve, Faro, Portugal) foi presidente da sessão educacional "Current and Future Aspects of Immunotherapy for Esophageal and Gastric Malignancies" juntamente com o Prof. Florian Lordick (Alemanha), Kei Muro (Japão) e Yelena Janjingian (Nova Iorque, EUA). Além disso, Prof.
Ramon Andrade de Mello, MD, PhD ,1 - Serviço de Oncologia Médica - IPO do Porto 2 - Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto 3 - Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve, Faro
Actualmente, o cancro gástrico avançado consiste numa doença bastante agressiva e difícil de tratar, apresentando uma alta taxa de mortalidade. No entanto, desde a utilização da pesquisa do HER2 como marcador preditivo de resposta ao trastuzumab, um anti-corpo monoclonal que actua nesta via molecular, a sobrevivência dos doentes com cancro gástrico metastizado apresentou uma considerável melhoria (17,1 meses de acordo com o estudo ToGA).