DEPDC1

envie a um amigo share this

Epigenetic Disruption of miR-130a Promotes Prostate Cancer By Targeting SEC23B and DEPDC1

Authors and Affiliations:

João Ramalho-Carvalhoa,b, João Barbosa Martinsa, Lina Cekaitec,d, Anita Sveenc,d, Jorge Torres-Ferreiraa, Inês Graçaa,e, Pedro Costa-Pinheiroa, Ina Andrassy Eilertsenc, Luís Antunesf, Jorge Oliveirag, Ragnhild A. Lothec,d, Rui Henriquea,h,i, Carmen Jerónimoa,i*

Repressão epigenética do miR-130a promove cancro da Próstata através da interação com os genes SEC23B e DEPDC1

O grupo de Epigenética & Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO-Porto, em colaboração com investigadores do Departamento de Oncologia Molecular do Hospital Universitário de Oslo, Noruega, demonstraram recentemente a função supressora tumoral do microRNA-130a no cancro da próstata. O carcinoma da próstata (CaP) é uma das neoplasias malignas com maior incidência e prevalência no sexo masculino, constituindo uma das principais causas de morbilidade e mortalidade oncológica.

Peptides obtained from Dengue virus were used to deliver therapeutic siRNA to leukemia model cells

The authors developed a siRNA-based therapeutic approach in which the siRNA is delivered by pepM or pepR, two cell-penetrating peptides (CPPs) derived from the dengue virus capsid protein. These peptides have a dual role: siRNA delivery into cells and direct action as bioportides, i.e. intracellularly bioactive peptides, targetting cancer-related signaling processes.

Péptidos obtidos a partir do vírus de Dengue usados para colocar siRNA terapêuticos no interior de células modelo de leucemia

Os autores do estudo desenvolveram uma metodologia baseada em siRNA em que estes agentes são disponibilizados às células pelos péptidos pepM e pepR, ambos derivados da proteína da cápside do vírus da Dengue. Os péptidos têm dupla função: para além da entrega de siRNA são eles próprios pétidos bioativos no ambiente intracelular, com impacto em processos de sinalização relacionados com a condição tumoral.