cancro da mama metastático

envie a um amigo share this

O vCPP2319 interage com as vesículas extracelulares do cancro da mama metastático

O vCPP2319 interage com vesículas extracelulares (EVs) de cancro da mama metastático e transpõe um modelo de barreira hemato-encefálica humana.

 


Filipa D. Oliveira (a), Marco Cavaco (a), Tiago N. Figueira (a), Patrícia Napoleão (a), Javier Valle (b), Vera Neves (a), David Andreu (b), Miguel A.R.B. Castanho (a)

(a) Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Egas Moniz, Lisbon, 1649-028, Portugal

Investigadores revelam impacto de uma defensina de planta na adesão de células tumorais de mama a células da barreira hemato-encefálica

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes revelaram a atividade anticancerígena de uma proteína isolada a partir do feijão, PvD1, sobre células tumorais de mama, assim como a capacidade desta proteína condicionar a adesão de células tumorais às células da barreira hemato-encefálica. Para este estudo os investigadores combinaram diversas técnicas espectroscópicas com microscopia de força atómica (AFM) para avaliar as alterações biomecânicas sofridas pelas células quando em contacto com a proteína.