João Vinagre

send to a friend share this

TERT promoter mutations in pancreatic endocrine tumours

Alterações do promotor da telomerase em tumores endócrinos do pâncreas

Um grupo de investigação do Ipatimup/i3S em colaboração com o IGC reporta pela primeira vez alterações no promotor da telomerase como novo mecanismo de imortalização em tumores endócrinos do pâncreas. Este tipo de tumores era previamente conhecido por usar maioritariamente um mecanismo alternativo para alongamento dos telomeros. As alterações agora descritas representam um novo mecanismo operativo para a imortalização das células cancerígenas e com especial importância em tumores associados a formas hereditárias desta doença.

Prémio Pulido Valente Ciência 2014 para investigação sobre telomerase

O investigador João Vinagre foi distinguido com o Prémio Pulido Valente Ciência 2014, por ter identificado que o aumento de uma proteína, a telomerase, é comum em cancros mais agressivos da tiróide, bexiga e do sistema nervoso central.

 

Telomerase promoter mutations in cancer: an emerging molecular biomarker?

Authors and Affiliations:

João Vinagre1,2,, Vasco Pinto1,3,, Ricardo Celestino1,4, Marta Reis1, Helena Populo1, Paula Boaventura1, Miguel Melo1,5,6, Telmo Catarino1, Jorge Lima1,3, José Manuel Lopes1,3,7, Valdemar Máximo1,3, Manuel Sobrinho-Simões1,3,7 e Paula Soares1,3.

1Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto

Mutações do promotor da telomerase, um emergente novo biomarcardor

A reativação ou a re-expressão da telomerase é uma característica comum a vários tipos de cancros humanos. Recentemente, foram identificadas mutações no promotor do gene que codifica a enzima telomerase. Estas alterações foram provadas como tendo a capacidade de aumentar a expressão desta enzima, revelando-se assim um novo mecanismo para a reativação ou re-expressão desta. No último ano, saíram numerosos trabalhos descrevendo estas alterações em vários tipos de tumor.

Mutations in the promoter of telomerase in cancer

Mutações no promotor da telomerase em cancro

A base genética da imortalidade das células tumorais está numa região inexplorada do genoma e um grupo de investigadores portugueses mostrou que uma região inexplorada do gene da Telomerase apresenta mutações que são comuns a diferentes tipos de cancro, incluindo tumores da pele, do cérebro, da bexiga e da tiróide. Neste estudo, publicado na revista Nature Comunications, a equipa de investigadores do IPATIMUP demonstra que alterações no gene da Telomerase são frequentes e estão associadas ao aumento dos níveis desta enzima nos tumores.