Manuela Côrte-Real

send to a friend share this

Lactoferrin selectively triggers cell death in highly metastatic breast cancer cells through inhibition of the plasmalemmal proton pump V-H+-ATPase

Breast cancer is the most common type of cancer affecting women. Despite the good prognosis when detected early, the treatment of the metastatic breast cancer is still a huge challenge. The recruitment of the proton pump V-ATPase to the plasma membrane, where it contributes to the acidity of the tumor microenvironment, is a recognized feature involved in the acquisition of a metastatic phenotype in breast cancer. Therefore, inhibitors of this pump have emerged as promising anticancer drugs.

A lactoferrina inibe a bomba de protões V-H+-ATPase na membrana plasmática desencadeando seletivamente a morte celular em células de cancro de mama altamente metastáticas

O cancro de mama é o principal tipo de cancro que afeta as mulheres. Apesar do bom prognóstico quando este é detetado precocemente, o tratamento do cancro da mama metastático continua a ser um enorme desafio. O recrutamento da bomba de protões V-ATPase para a membrana plasmática, onde contribui para a acidificação do microambiente tumoral, é uma importante característica envolvida na aquisição do potencial metastático do cancro da mama. Assim, os inibidores desta bomba emergiram como fármacos anti-cancerígenos promissores.

Cathepsin D protects colorectal cancer cells from acetate-induced apoptosis through degradation of damaged mitochondria

Authors and Affiliations:

Cláudia Suellen F. Oliveira (1,2), Helena Pereira (1), Sara Alves (1), Lisandra Castro (1), Fátima Baltazar (3,4), Susana R. Chaves (1), Ana Preto (1*), Manuela Côrte-Real (1*#)

(1) CBMA- Centro de Biologia Molecular e Ambiental. Departamento de Biologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

(2) ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, 4050-313, Porto, Portugal.

A Catepsina D ao mediar a degradação de mitocôndrias danificadas protege as células de cancro colorectal da apoptose induzida por acetato

O cancro colorectal (CRC) é um dos cancros mais comuns em todo o mundo pelo que se torna necessário estudar novas estratégias para a prevenção e tratamento desta patologia. O acetato é um ácido gordo de cadeia curta, produzido por propionibactérias que habitam no intestino humano. Foi descrito que o acetato induz uma morte celular por apoptose mediada pela mitocôndria em células de cancro colorectal (CRC). Em estudos anteriores mostramos que o acetato induz a permeabilização da membrana lisosomal (PML) em células de CRC, associada à libertação da protease lisosomal catepsina D (CatD).