biópsias líquidas

send to a friend share this

Investigadores do IPO Porto desenvolvem teste inovador para deteção de múltiplos cancros através de análise ao sangue

Uma equipa do Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto, em colaboração com investigadores clínicos das diversas patologias oncológicas, desenvolveu um teste inovador, capaz de detetar vários tipos de cancro – incluindo do pulmão, mama, cólon e próstata – através de uma simples análise ao sangue. O método baseia-se na identificação de alterações epigenéticas específicas no DNA, associadas à presença de tumores.

Níveis circulantes de miR-210, miR-221 e miR-1233 como potenciais biomarcadores úteis em biopsias líquidas no Carcinoma de Células Renais

O Carcinoma de Células Renais (CCR) é a neoplasia de urologia mais letal e representa um desafio para os clínicos, uma vez que a falta de testes de screening e monitorização da doença contribui para o facto de um terço dos doentes apresentarem doença metastática no momento do diagnóstico. Durante o desenvolvimento e progressão tumoral, as células neoplásicas são capazes de manipular o seu microambiente através da libertação de várias moléculas, nas quais se incluem os microRNAs (miRNAs).