Bruno Silva Santos

send to a friend share this

CK2 as a therapeutic target in acute lymphoblastic leucemia: the gama-delta subtype

Authors and Affiliations:

Sérgio T Ribeiro1, Melania Tesio2, Julie C Ribot1, Elizabeth Macintyre2, João T Barata1 and Bruno Silva-Santos1

1Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Portugal

2Institut Necker Enfants Malades, Hôpital Necker-Enfants Malades et Université Paris, France

 

Abstract:

CK2 como alvo terapêutico em leucemia linfoblástica aguda: o subtipo gama-delta

A equipa liderada por Bruno Silva-Santos, em colaboração com João Taborda Barata, no Instituto de Medicina Molecular (iMM Lisboa), mostrou que um subtipo de leucemia linfoblástica aguda de linfócitos T (LLA-T) é particularmente dependente da proteína cinase CK2 para a sua sobrevivência. Este trabalho, financiado pelo European Research Council (Comissão Europeia) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi publicado a 16 de Dezembro na revista Leukemia.

New leads into the recruitment of anti-tumor T lymphocytes

A study by the tumor immunology team lead by Prof. Bruno Silva-Santos (photo, next to the first author of the study, Telma Lança), from Instituto de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), has identified a molecular mechanism, based on the chemokine CCL2 and its receptor CCR2, responsible for the recruitment and tumor infiltration by anti-tumor gamma-delta T lmphocytes.

Novas pistas para o recrutamento de linfócitos T anti-tumorais

Um estudo do grupo de Oncoimunologia do Prof. Bruno Silva-Santos (foto ao lado, junto com a primeira autora, Telma Lança), do Instituto de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), identificou um mecanismo molecular, baseado na quimiocina CCL2 e no seu receptor CCR2, responsável pelo recutamento e infiltração tumoral de linfócitos T gama-delta dotados de potente ação anti-tumoral.