Cláudia Suellen F. Oliveira

envie a um amigo share this

Cathepsin D protects colorectal cancer cells from acetate-induced apoptosis through degradation of damaged mitochondria

Authors and Affiliations:

Cláudia Suellen F. Oliveira (1,2), Helena Pereira (1), Sara Alves (1), Lisandra Castro (1), Fátima Baltazar (3,4), Susana R. Chaves (1), Ana Preto (1*), Manuela Côrte-Real (1*#)

(1) CBMA- Centro de Biologia Molecular e Ambiental. Departamento de Biologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

(2) ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, 4050-313, Porto, Portugal.

A Catepsina D ao mediar a degradação de mitocôndrias danificadas protege as células de cancro colorectal da apoptose induzida por acetato

O cancro colorectal (CRC) é um dos cancros mais comuns em todo o mundo pelo que se torna necessário estudar novas estratégias para a prevenção e tratamento desta patologia. O acetato é um ácido gordo de cadeia curta, produzido por propionibactérias que habitam no intestino humano. Foi descrito que o acetato induz uma morte celular por apoptose mediada pela mitocôndria em células de cancro colorectal (CRC). Em estudos anteriores mostramos que o acetato induz a permeabilização da membrana lisosomal (PML) em células de CRC, associada à libertação da protease lisosomal catepsina D (CatD).