Associação Portuguesa de Investigação em Cancro
Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria publica resultados do tratamento de carcinomas da pálpebra com braquiterapia de alta taxa de dose
Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria publica resultados do tratamento de carcinomas da pálpebra com braquiterapia de alta taxa de dose

O Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria publicou recentemente, na revista norte-americana Brachytherapy, o resultado de 17 casos de carcinomas da pálpebra tratados com braquiterapia intersticial de alta taxa de dose. Trata-se da publicação com maior número de basaliomas submetidos a este tipo de tratamento e a segunda maior em termos de número total de lesões, incluindo basaliomas e carcinomas pavimento-celulares. Com um followup mediano de 40 meses, a taxa de controlo local foi de 94,1%, semelhante à alcançada com outros tratamentos, incluindo a cirurgia. Os resultados funcionais e cosméticos foram considerados bons a excelentes na maioria dos doentes.
A braquiterapia pode ser aplicada como tratamento único, em doentes sem indicação cirúrgica ou em situações que possam comprometer a cosmética, ou pode ser utilizada como adjuvante à cirurgia (em lesões de alto risco ou com margens insuficientes). Também pode ter indicação no resgate de recidivas locais.
Comparativamente à baixa taxa de dose, a braquiterapia de alta taxa tem as vantagens de reduzir o tempo de tratamento, permitir a otimização da distribuição de dose e a radioproteção dos profissionais de saúde.
A análise estatística permitiu concluir que lesões recorrentes e grandes volumes de tecido a receber as doses mais elevadas estão relacionados com piores resultados em termos de controlo tumoral e cosmética, respetivamente.
Autores e Afiliações: