Fundo para a Investigação em Saúde financia projectos na área oncológica

envie a um amigo share this

Fundo para a Investigação em Saúde financia projectos na área oncológica

Quarta, 18.11.2015

O Fundo para a Investigação em Saúde, administrado e gerido pelo Infarmed e que visa financiar actividades e projectos de investigação dirigidos para a proteção, promoção e melhoria da saúde das pessoas, atribuiu três bolsas a projectos na área da oncologia.

 

A investigação do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e do Hospital Santa Maria, em Lisboa, sobre o «papel de microRNAs na modulação da diferenção funcional de linfócitos T gamma-delta anti tumorais» é um dos projectos distinguidos com bolsa. Este estudo visa «identificar alvos moleculares importantes para a conceção de novos protocolos clínicos na imunoterapia contra o cancro».

 

Vai igualmente receber bolsa o projecto apresentado pelo Ipatimup e o Hospital de São João, no Porto, sobre «deteção de mutações somáticas no plasma de doentes com cancro do pulmão». «O objetivo desta proposta é demonstrar que é possível utilizar amostras de sangue periférico (biópsia líquida) como alternativa às biópsias tumorais para a identificação de alterações somáticas do cancro, quer aquando do diagnóstico quer durante a progressão da doença».

 

Por último, foi também seleccionado o projecto denominado «O sistema cancroimunidade como alvo da terapia com a membrana amniótica humana no carcinoma hepatocelular», da autoria de uma equipa da Universidade de Coimbra, Cell2B, Instituto Karolinska, Universidade de Aveiro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Este projeto ambiciona «desenvolver uma terapêutica anti-inflamatória capaz de atingir dois alvos simultaneamente: o tumor e o seu microambiente».