Enrijecimento celular mediado por fibras de actina promove a proliferação de células cancerígenas

envie a um amigo share this

Enrijecimento celular mediado por fibras de actina promove a proliferação de células cancerígenas

Sexta, 16.06.2017

Neste estudo, recentemente publicado na revista Nature Communications, os autores usam uma linha celular mamária com indução condicional de Src, tumores mamários e o modelo animal Drosophila melanogaster, para mostrar que as células sofrem um enrijecimento dependente da acumulação de stress-fibers, antes de adquirirem características malignas. Este estado promove a proliferação celular dependente de ERK, assim como a progressão até ao estado de completa transformação. Este estudo foi realizado no Instituto Gulbenkian de Ciência em colaboração com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), Centro de Biotecnologia da Technische Universität Dresden (Alemanha), e Ophiomics – Precision Medicine (Portugal).


Sandra Tavares1, André Filipe Vieira2,3,*, Anna Verena Taubenberger4,*, Margarida Araújo1,*, Nuno Pimpao Martins1, Catarina Brás-Pereira 1, António Polónia2,3,5, Maik Herbig4, Clara Barreto1, Oliver Otto4, Joana Cardoso1,6, José B. Pereira-Leal1,6, Jochen Guck4, Joana Paredes2,3,7 & Florence Janody1

(1) Instituto Gulbenkian de Ciência, Rua da Quinta Grande 6, P-2780-156 Oeiras, Portugal

(2) Epithelial Interactions in Cancer group, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 208, 4200-393 Porto, Portugal.

(3) Cancer Genetics group, Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), Rua Julio Amaral de Carvalho 45, 4200–135 Porto, Portugal.

(4) Biotechnology Center, Technische Universität Dresden, Tatzberg 47/49, 01307 Dresden, Germany.

(5) Department of Pathology, Ipatimup Diagnostics, Ipatimup, Rua Dr Roberto Frias s/n, 4200–465 Porto, Portugal.

(6) Ophiomics – Precision Medicine, Rua Cupertino de Miranda 9, lote 8, 1600-513 Lisboa, Portugal

(7) Department of Pathology, Faculty of Medicine, University of Porto, Alameda Prof. Hernaani Monteiro, 4200–319 Porto, Portugal.


Estudos sobre o papel da actina na progressão tumoral realçaram a sua contribuição para a perda de rigidez das células associada à invasão celular. Assim, usando uma linha celular mamária humana com indução condicional de Src, nós demonstramos que as células passam por um enrijecimento antes de adquirirem características malignas. Este estado é caracterizado por uma acumulação transiente de fibras de actina, levando ao enrijecimento celular transitório, proliferação celular dependente de ERK, leva também ao aumento da ativação de Src e à progressão até um estado de transformação completo. Existe também uma acumulação de EVL em lesões mamárias pré-malignas e este leva ao excesso de crescimento do epitélio de Drosophila induzido por Src. Enquanto a perda de rigidez das células permite a invasão a células cancerígenas, o nosso trabalho revela que a rigidez celular mediada por fibras de actina pode promover crescimento tumoral em estadios pré-malignos. Uma avaliação cuidada das propriedades mecânicas das células tumorais poderá, portanto, oferecer novas vias de exploração na conceção de terapias contra o cancro.

Revista: Nature Communications

http://www.nature.com/articles/ncomms15237