Associação Laço premeia projectos sobre a proteína TRIB2, a proteína actina e microtúbulos

envie a um amigo share this

Associação Laço premeia projectos sobre a proteína TRIB2, a proteína actina e microtúbulos

Terça, 31.03.2015

A Associação Laço decidiu atribuir duas bolsas de investigação a Wolfgang Link, do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve, e a Florence Janody, do Instituto Gulbenkian da Ciência. Cada uma das bolsas desta 3ª edição tem o valor de 25 mil euros.

 

O projecto do investigador Wolfgang Link irá analisar o papel da proteína TRIB2 na formação e progressão do cancro da mama e o seu papel na resistência à terapêutica. Este projecto, explica a Laço em comunicado, é importante na medida em que permite encontrar novas abordagens de tratamento do cancro da mama metastático, possibilitando a selecção de alguns doentes para realizarem tratamentos personalizados que pretendem assim ser mais eficazes no combate àquele tipo de cancro.

 

A investigadora Florence Janody apresentou um projecto sobre as alterações na proteína actina e nos microtúbulos existentes no interior das células quando um cancro começa a invadir. O objectivo é demonstrar que a molécula DST/BPAG1 pode inibir o cancro através da estabilização da actina e dos microtúbulos. Desta forma seria possível impedir o desenvolvimento do cancro da mama numa fase pré-invasiva e impedir a progressão e a metastização.

 

Os dois projectos vencedores, segundo a presidente do júri, a investigadora Raquel Seruca, vice-presidente do Ipatimup e coordenadora científica do Grupo da Genética do Cancro, foram seleccionados «pela solidez dos planos experimentais, a relevância das questões abordadas e pela qualidade das equipas».

 

Para mais informações veja aqui: http://www.laco.pt/