ASPIC lança projecto nacional para estudar a mutação BRCA2-P

envie a um amigo share this

ASPIC lança projecto nacional para estudar a mutação BRCA2-P

Sexta, 30.09.2016

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) vai realizar uma reunião em Coimbra, no dia 13 de Outubro de 2016 com o objectivo de lançar um projecto de cariz nacional que o grupo promotor entendeu designar «Estudo BRCA2-P: Caracterização nacional da mutação fundadora Portuguesa do gene BRCA2».

 

A intenção da ASPIC é realizar um projecto com todos os médicos/cientistas que têm participado na investigação, diagnóstico e avaliação clínica de doentes oncológicos com mutação BRCA2 inserção Alu (BRCA2-P). Como tal, a primeira tarefa do grupo promotor será o levantamento do número de casos, caracterização fenotípica dos tumores e do seu comportamento clínico: risco para recidiva após cirurgia; resposta à terapêutica (com particular incidência para a hormonoterapia nos casos de cancro da mama).

 

O grupo promotor desta iniciativa é constituído pelos seguintes elementos: Fátima Vaz, Manuel Teixeira, José Carlos Machado, Juliette Dupont, José Luís Passos Coelho, Gabriela de Sousa, Margarida Damasceno e Luis Costa.

 

A EVITA (Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com o Cancro Hereditário) participa ativamente neste projecto e dará apoio logístico nas actividades relacionadas com a concretização do projecto. Neste reunião em Coimbra estarão também presentes outras associações de doentes.