Portugal

envie a um amigo share this

Impact of the COVID-19 pandemic on cancer screenings in Portugal

Impacto da pandemia de COVID-19 nos rastreios de cancro em Portugal

A pandemia de COVID-19 afetou diversas áreas de atividade na sociedade, nomeadamente a prestação de cuidados de saúde à população. Foi conduzido um estudo com o objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no rastreio de cancro em Portugal e as suas consequências na morbilidade e mortalidade por cancro. Foram comparados os períodos pré-pandémico e pandémico, nomeadamente números e proporções de indivíduos rastreados para cancro da mama, colo do útero e colorretal, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Cancer-related knowledge and health status among cancer survivors in Portugal

Authors and Afilliations:

Ana Rute Costaa, Pedro Moura-Ferreirab, Nuno Luneta,c

EPIUnit - Instituto de Saúde Pública, Universidade do Porto, Porto, Portugal

b Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

c Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses e Educação Médica, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal

 

Conhecimento sobre as doenças oncológicas e estado de saúde dos sobreviventes ao cancro em Portugal

O aumento do número de sobreviventes ao cancro observado nos últimos anos traz novos desafios para os sistemas nacionais de saúde, uma vez que estes apresentam frequentemente efeitos nefastos da doença e dos seus tratamentos. Além disso, o diagnóstico de cancro pode também ser uma oportunidade crucial para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos em saúde destes doentes.