autofagia

envie a um amigo share this

Eufol, um triterpeno tetracíclico obtido da Euphorbia tirucalli, induz autofagia e sensibiliza células de glioblastoma à citotoxicidade da temozolomida

A pesquisa que foi desenvolvida no Hospital de Câncer de Barretos (Brasil) em colaboração com o ICVS da Universidade do Minho, foi uma parceria com a empresa Amazônia Fitomedicamentos Ltda e revelou mecanismos de ação envolvidos na citotoxicidade promovida pela molécula eufol, obtida a partir da biodiversidade brasileira, em células de glioblastoma. Um destes mecanismos foi a indução de processo autofágico, que também contribuiu, em parte, para potencializar o efeito do quimioterápico utilizado na prática clínica, a temozolomida.

Modulação da autofagia como estratégia terapêutica para o tratamento de gliomas de alto grau pediátrico

Apesar de décadas de investigação científica o tratamento de gliomas de alto grau pediátrico é ainda muito ineficaz. Como resultado apenas 10-30% das crianças com gliomas de alto grau estão vivas 2 anos após diagnóstico; constituindo desta forma os tumores cerebrais mais agressivos e mais difíceis de tratar em crianças.

Os alelos mutados do KRAS associados ao cancro colorretal funcionam como reguladores positivos da autofagia

O recente interesse para modular a autofagia na terapêutica do cancro tem sido dificultado pelo papel duplo deste processo catabólico no cancro, destacando a necessidade de abordagens personalizadas. Uma vez que as isoformas do RAS têm sido implicadas na regulação da autofagia e a mutação do oncogene KRAS é muito frequente no cancro colorretal (CCR), questionamos se/como os alelos mutados do KRAS regulam a autofagia no CCR e quais as suas implicações.