Investigador premiado com uma ERC Consolidator Grant com trabalho na área do cancro

send to a friend share this

Investigador premiado com uma ERC Consolidator Grant com trabalho na área do cancro

Monday, 09.02.2015

O investigador João T. Barata, do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,  foi premiado com uma bolsa «Consolidator Grant» do European Research Council, ERC, pelo seu trabalho na área do cancro, mais especificamente na área das células IL-7.

 

Investigador Principal do IMM João Barara irá receber dois milhões de euros, por cinco anos,  para estudar em profundidade o impacto da molécula IL-7 – uma molécula que circula no sangue e que está presente na medula óssea, timo e outros órgãos – e do seu recetor – presente à superfície de vários tipos de células, em especial células do sistema imune. «Queremos entender os mecanismos através dos quais a IL-7 e o seu receptor podem transformar células normais e fazer com que se tornem malignas e o papel que têm no desenvolvimento de leucemia e outros cancros», explica João Barata em comunicado emitido pelo IMM.

 

Os outros investigadores portugueses que ganharam  bolsas Consolidator ERC foram Bruno Silva-Santos e Henrique Veiga-Fernandes, ambos do IMM, Cristina Silva Pereira, do ITQB, e Luís Ferreira Moita, do IGC.