terapia

envie a um amigo share this

Modelo computacional integrado das metastases ósseas, microambiente e terapia

No âmbito do projecto de investigação multidisciplinar CancerSys - Modelação multiscala para a terapia personalizada de metástases ósseas, financiado pela FCT e que contou com a parceria entre o IDMEC, o INESC-ID, o IT (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), o Hospital de Santa Maria e o IMM, foi desenvolvido um modelo computacional que permite representar os aspectos bioquímicos da evolução de metástases ósseas, bem como o efeito das terapias utilizadas neste tipo de doença.

Nanovetores supramoleculares para o diagnóstico e terapia de tumores

Os nanosistemas preparados com polímeros, metais e/ou lípidos têm sido alvo de bastante investigação para o tratamento e diagnóstico do cancro. Estes vetores permitem aumentar a acumulação de drogas em células tumorais assim como reduzir os efeitos secundários da quimioterapia antineoplásica como a sua toxicidade em tecidos saudáveis.

O desenvolvimento dos nanosistemas permite, ainda, melhorar a resistência celular aos fármacos aplicados, permitindo uma melhoria dos tratamentos oncológicos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia.