diagnóstico

envie a um amigo share this

Hipermetilação da região do THOR apresenta potencial como biomarcador epigenético para o diagnóstico e prognóstico do cancro do pâncreas

O cancro pancreático representa um dos cancros com maior taxa de mortalidade devido a um diagnóstico tardio, resultado da escassez de biomarcadores e estratégias terapêuticas. A procura de novos biomarcadores que possibilitem o diagnóstico em fases iniciais da doença é um dos maiores desafios para este tipo de cancro e avanços nesta área iriam possibilitar o tratamento atempado da doença antes da sua progressão.

Nanovetores supramoleculares para o diagnóstico e terapia de tumores

Os nanosistemas preparados com polímeros, metais e/ou lípidos têm sido alvo de bastante investigação para o tratamento e diagnóstico do cancro. Estes vetores permitem aumentar a acumulação de drogas em células tumorais assim como reduzir os efeitos secundários da quimioterapia antineoplásica como a sua toxicidade em tecidos saudáveis.

O desenvolvimento dos nanosistemas permite, ainda, melhorar a resistência celular aos fármacos aplicados, permitindo uma melhoria dos tratamentos oncológicos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia.