Joana Figueiredo

send to a friend share this

New bioimaging approach to quantify protein expression in heterogeneous cancer cell populations

Immunofluorescence microscopy (IF) is a widely used technique that takes advantage of fluorescent-labelled markers to visualize the distribution of molecules at the cellular or at the tissue level.  Still, quantitative analysis of fluorescence microscopy images is difficult when dealing with a heterogeneous cell population. The high variability of the expression profiles between cells impairs the extraction of a representative overview/map of a particular target.

Novo método de processamento de imagem para quantificação proteica capaz de lidar com a heterogeneidade morfológica da célula neoplásica

A microscopia de imunofluorescência é uma das principais técnicas para visualizar a distribuição de moléculas ao nível celular ou tecidular. No entanto, a análise quantitativa de imagens de microscopia de fluorescência é difícil quando se lida com uma população de células heterogéneas como é o caso das células tumorais. A grande variabilidade dos perfis de expressão entre as células dificulta a extração de um mapa representativo de um alvo proteico em particular.

New molecular mechanism to explain cases of hereditary gastric cancer

The most common cause of Hereditary Diffuse Gastric Cancer are germline mutations of the CDH1 gene. The vast majority of CDH1 germline alterations lead to truncated forms of E-cadherin with loss of protein function.

Novo mecanismo molecular para explicar casos de cancro gástrico hereditário

A causa mais comum de cancro gástrico difuso hereditário são mutações germinativas do gene CDH1. A grande maioria das alterações germinativas de CDH1 induz a produção de formas truncadas da caderina-E com perda de função proteica.

E-cadherin-defective gastric cancer cells depend on Laminin to survive and invade

Authors and Affiliations:
Caldeira J 1*, Figueiredo J 2*, Brás-Pereira C 3, Carneiro P 2, Moreira AM 2, Pinto MT 2, Relvas JB 4, Carneiro F 5, Barbosa M 6, Casares F 7, Janody F 3, Seruca R 8.
*The authours contributed equally

Células de Cancro Gástrico com deficiência de E-caderina precisam da Laminina para sobreviver e invadir

Em diversos tipos de carcinomas humanos sabe-se que a desregulação da caderina epitelial (E-caderina) promove a invasão, por afectar a adesão celular. Em cancro gástrico, em particular, a perda de expressão desta proteína é um evento comum que está associado à agressividade da doença e a um mau prognóstico. Contudo, não se conhecem os mecanismos que controlam o processo invasivo neste contexto.