Associação Portuguesa de Investigação em Cancro
Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar
Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar
«Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar» é um projecto que tem por objectivo analisar a relação entre o saber experiencial da doença oncológica e o saber biomédico que lhe corresponde. Entrecruza assim a oncologia, as ciências sociais e a biomedicina.
O trabalho, desenvolvido no Ipatimup e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve como ponto de partida entrevistas a doentes oncológicos, cujas vivências, dúvidas e iliteracia em relação ao cancro impulsionaram a elaboração de uma série de booklets com a chancela da Direcção Geral de Saúde e a participação do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas e Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
Dedicados aos cancros de cólon, esófago, mama, próstata, pulmão, estômago, bexiga e tiróide, contêm uma linguagem acessível e educativa, capaz de desconstruir medos, mitos e termos médicos habitualmente incompreensíveis. Este trabalho colaborativo, realizado sob a coordenação da Sociologia, reuniu conhecimento experiencial e biomédico, tendo contado com a participação de doentes oncológicos e profissionais de saúde: anatomopatologistas, clínicos, nutricionistas e psicólogos.
A incorporação de dimensões pessoais e sociais da doença oncológica, decorrentes da experiência dos seus portadores, constitui uma vertente inovadora na produção de materiais informativos em saúde, que a ASPIC reconhece e à qual se associa, disponibilizando aqui o acesso a esses booklets.