Propriedades antimicrobianas, antitumorais e anti-inflamatórias de plantas portuguesas: um projeto educacional “Hands-on” com alunos portugueses

envie a um amigo share this

Propriedades antimicrobianas, antitumorais e anti-inflamatórias de plantas portuguesas: um projeto educacional “Hands-on” com alunos portugueses

Quinta, 05.03.2015

Promover a educação ambiental e a educação para a saúde é fundamental para que os alunos possam tomar decisões conscientes com base em critérios científicos. Este estudo baseia-se nos resultados de um projeto educacional realizado com alunos portugueses, constituído por várias etapas e com o objetivo de investigar as propriedades antibacterianas, antitumorais e anti-inflamatórias de extratos de plantas autóctones portuguesas e sua posterior incorporação em produtos comercializáveis, tais como sabonetes e cremes. A eficácia deste projeto foi avaliada através da aplicação de um questionário (pré e pós-teste) e observação dos participantes em termos de comprometimento e interação com todos os atores envolvidas no projeto. Este projeto ampliou o conhecimento dos alunos sobre as plantas autóctones e o potencial das propriedades medicinais dos seus extratos de plantas, desenvolveu a consciência crítica sobre a correta concepção de experiências científicas com destaque para a importância do uso de modelos experimentais de doença. Os alunos envolvidos consideraram as suas experiências emocionantes e valiosas, e assumiram que o projeto ajudou a melhorar a sua compreensão e aumentou o seu interesse por esta temática. Este estudo enfatiza a importância de incutir nos alunos conceitos sobre a valorização de plantas autóctones, explorando as suas propriedades medicinais. Trata-se de um projeto inovador, cuja ambição é criar um novo modelo de cultura científica, inovadora e empreendedora que forme alunos pró-ativos e os prepare para os desafios da globalização.

 

Autores a filiações:

Maria-Manuel Azevedo 1,2,*, Céline Pinheiro 3,4,5,6, Alberto C. P. Dias 7, Filipa Pinto-Ribeiro 3,4 and Fátima Baltazar 3,4

 

1 School D. Maria II, Rua da Alegria, 4760-067 Vila Nova de Famalicão, Portugal

2 Department of Microbiology, Faculty of Medicine, University of Porto, 4200-319 Porto, Portugal

3 Life and Health Sciences Research Institute (ICVS), School of Health Sciences, University of Minho, 4710-057 Braga, Portugal.

4 ICVS/3B’s-PT Government Associate Laboratory, 4710-057 Braga/Guimarães, Portugal

5 Barretos School of Health Sciences, Dr. Paulo Prata—FACISB, 14784-400 Barretos, São Paulo, Brazil.

6 Molecular Oncology Research Center, Barretos Cancer Hospital, Pio XII Foundation, 14784-400 Barretos, Brazil.

7 Center for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences (CITAB), Department of Biology, University of Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal;

 

Abstract:

Promoting environmental and health education is crucial to allow students to make conscious decisions based on scientific criteria. The study is based on the outcomes of an Educational Project implemented with Portuguese students and consisted of several activities, exploring pre-existent Scientific Gardens at the School, aiming to investigate the antibacterial, antitumor and anti-inflammatory properties of plant extracts, with posterior incorporation in soaps and creams. A logo and a webpage were also created. The effectiveness of the project was assessed via the application of a questionnaire (pre- and post-test) and observations of the participants in terms of engagement and interaction with all individuals involved in the project. This project increased the knowledge about autochthonous plants and the potential medical properties of the corresponding plant extracts and increased the awareness about the correct design of scientific experiments and the importance of the use of experimental models of disease. The students regarded their experiences as exciting and valuable and believed that the project helped to improve their understanding and increase their interest in these subjects and in science in general. This study emphasizes the importance of raising students’ awareness on the valorization of autochthonous plants and exploitation of their medicinal properties.

 

Revista: International Journal of Environmental Research and Public Health

 

Link: http://www.mdpi.com/1660-4601/12/3/2437