Padrões de variação na mortalidade por cancro do estômago a nível mundial

envie a um amigo share this

Padrões de variação na mortalidade por cancro do estômago a nível mundial

Quinta, 09.10.2014

Foram identificados três padrões de variação na mortalidade por cancro do estômago a nível mundial, permitindo a criação de um modelo que mostra a sequência de três fases correspondente a um período de aproximadamente 70 anos, o qual pode servir de base para projeções da tendência no futuro.

 

Autores e Afiliações:

Bárbara Peleteiroa,b, Milton Severoa,b, Carlo La Vecchiac,d, Nuno Luneta,b

aDepartmento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal

bInstituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Porto, Portugal

cDepartmento de Epidemiologia, IRCCS-Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, Milão, Itália

dDepartmento de Ciências Médicas e Saúde Pública, Universidade de Milão, Itália

 

Abstract:

 O decréscimo que se tem verificado nas últimas décadas nas taxas de mortalidade por cancro do estômago não se deveu a intervenções específicas para o efeito, sendo que provavelmente diferentes países terão seguido modelos similares de variação das taxas ao longo do tempo.

Com este trabalho pretendeu-se identificar padrões nas tendências temporais de mortalidade por cancro do estômago entre 1980 e 2010, com base em modelos matemáticos para constituir grupos de países homogéneos relativamente à evolução das taxas de mortalidade.

Através da análise dos dados de mortalidade por cancro do estômago em 62 países, foram identificados três padrões principais: o padrão 1, caracterizado pelas mais elevadas taxas de mortalidade em 1980, seguido do padrão 2, com valores intermédios, e do padrão 3, com os valores mais baixos. Para todos os padrões, verificou-se que o declínio das taxas de mortalidade foi mais acentuado entre 1980 e 1995 do que no período 1996-2010.

Estes padrões relacionam-se inversamente com o nível socioeconómico dos países, isto é, os países englobados no padrão 1 apresentam um rendimento nacional bruto inferior aos países que pertencem ao padrão 3. É de realçar que a maioria dos países incluídos no padrão 1 eram países da América Latina e da Europa de Leste, enquanto no padrão 3 se encontravam essencialmente países da América do Norte, da Europa Ocidental e da Oceânia.

Se assumirmos que o padrão 1 precede temporalmente os outros dois padrões encontrados, o nosso modelo para a variação da mortalidade por cancro do estômago mostra a sequência de três fases correspondente a um período de aproximadamente 70 anos. Assim, será de esperar, que na ausência de novas estratégias para o controlo e prevenção deste tipo de cancro, os países se encontram atualmente no padrão 1 terão de percorrer as duas fases subsequentes para atingir valores mais baixos de mortalidade.

Portugal insere-se no padrão 2, pelo que existe potencial para um ainda maior decréscimo da mortalidade por cancro do estômago no nosso país.

 

Revista: European Journal of Cancer Prevention

 

Link: http://journals.lww.com/eurjcancerprev/Abstract/2014/11000/Model_based_patterns_in_stomach_cancer_mortality.6.aspx