metaplasia intestinal

send to a friend share this

O factor de transcrição CDX2 está envolvido na regulação da ST6GalNAc-I em metaplasia intestinal

Este estudo, realizado por um grupo de investigadores do IPATIMUP e publicado na revista Laboratory Investigation, identificou o marcador de diferenciação intestinal CDX2 como um modulador do glicoproteoma na metaplasia intestinal, uma lesão precursora de cancro gástrico que se caracteriza por uma transdiferenciação da mucosa gástrica em mucosa intestinal. O estudo mostrou que o factor de transcrição CDX2 regula directamente o gene da ST6GalNAc-I em lesões de metaplasia intestinal.

Reprogramação da diferenciação na metaplasia intestinal e displasia gástrica: um papel para SOX2 e CDX2

Neste trabalho caracterizámos o padrão de expressão de dois fatores de transcrição, SOX2 e CDX2 na metaplasia intestinal (MI) e displasia gástricas, duas lesões que precedem o desenvolvimento do cancro gástrico. Os nossos resultados providenciam uma base molecular para perceber a heterogeneidade das lesões metaplásicas e favorecem a hipótese de que a displasia surge a partir da MI. Estes resultados têm implicações clinicas uma vez que aconselham uma vigilância mais apertada de pacientes com MI.

 

Autores e afiliações:

Nanopartículas de quitosano modificado diminuem a expressão celular de CDX2 e atravessam o muco gástrico

A metaplasia intestinal (MI) do estômago é uma condição pré-maligna associada a um risco aumentado de adenocarcinoma gástrico, uma das principais causas de morte por cancro a nível mundial. O CDX2, o principal mediador da diferenciação intestinal, auto-regula a sua expressão e está ligado ao seu promotor na MI.A hipótese deste mecanismo ser crucial para a manutenção do fenótipo intestinal, torna o CDX2 um potencial alvo terapêutico.